HiPOD 22 fevereiro 2024
As dunas na Cratera Arkhangelsky

As dunas na Cratera Arkhangelsky
Esta observação mostra dunas no solo da grande e degradada cratera Arkhangelsky no hemisfério sul de Marte.

A maioria das dunas visíveis nesta observação são dunas semilunares. Nestas dunas, a face de deslizamento situa-se entre dois "chifres" que apontam na direção do vento. Neste caso, as dunas nos dizem que a direção do vento é aproximadamente de Sul-Sudeste para Norte-Noroeste.

Redemoinhos de poeira (conhecidos como “dust devils”) que passam por esta área retiram o pó do chão, deixando rastros. Nesta observação, as trilhas dos redemoinho de poeira são claramente visíveis nas dunas, mas são muito menos óbvias no fundo rochoso da cratera. Quando a fina camada de pó brilhante que cobre as dunas é removido das dunas relativamente escuras pelos redemoinhos, há um claro contraste entre a superfície das dunas limpas recentemente e o resto da duna.

Embora seja difícil ver as trilhas do redemoinho sobre o solo da cratera, se você olhar de perto pode seguir a trilha de uma duna ao até o piso da cratera e até mesmo de volta para outra duna, como nesta subimagem que possui aproximadamente 0,75 km de largura.

Tradução: Gilberto Cardoso Parreira

número: ESP_019559_1390
data de aquisição: 28 setembro 2010
altitude: 255 km

https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_019559_1390
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português

Diâmetro da imagem: menos de 5 km (preto e branco) e menos de 1 km (cores reforçadas)