HiPOD 04 fevereiro 2024
Morros próximos a Reull Vallis

Morros próximos a Reull Vallis
Esta observação mostra um morro e uma grande cratera próximos a Reull Vallis, a leste da bacia de Hellas. O material ejetado da cratera encontra-se na base do morro. O fundo da cratera e o material ejetado são cobertos com um manto rico em gelo que é comum em latitudes médias marcianas.

Os depósitos do manto estão desordenados e sulcados talvez devido à sublimação do gelo. Acredita-se que este gelo foi depositado em forma de neve cerca de 10 milhões de anos atrás durante um período de alta obliquidade, quando o eixo do planeta estava mais inclinado e condições ambientais teriam sido mais propensas a neve nestas regiões.

Várias pequenas crateras de impacto são visíveis na superfície do material ejetado e parecem ter sido preenchidas com depósitos do manto que foram, desde então, parcialmente removidos. Estas crateras nos dão pistas da história erosiva do depósito. Note a jovem cratera no topo do morro. Esta cratera parece não conter depósitos do manto e pode ser muito mais recente.

Esta região contém muitos platôs rodeados por fragmentos lobulares que supostamente são ricos em gelo. Estes lugares podem ser geleiras, movimentação de massa rica em gelo ou fluxos glaciais cobertos de entulhos. Reull Vallis é repleto do que se chama “terreno caótico”, o que se acredita também poder ser rico em gelo.

Tradução: Thiago Statella

número: ESP_017286_1430
data de aquisição: 04 abril 2010
altitude: 251 km

https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_017286_1430
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português

Diâmetro da imagem: menos de 5 km (preto e branco) e menos de 1 km (cores reforçadas)