Esta imagem mostra as bordas degradadas de uma grande cratera de impacto, que é parcialmente preenchida com material que está fraturada em vários lugares, especialmente perto da borda da cratera.
Poços de vários tamanhos têm se formado ao longo da maioria das fissuras, e alguns deles têm se unido para formar grandes depressões. Essa relação entre poços e fissuras sugere que esses poços foram formados por meio da remoção de material na zona profunda das fissuras.
Uma explicação plausível para sua formação está relacionada à presença de uma quantidade substancial de gelo no material presente no solo da cratera. Quando as fissuras se abrem, talvez devido ao fluxo (similar ao fluxo glacial) deste material rico em gelo em direção ao centro da cratera, esse gelo é estão exposto à atmosfera marciana. Em seguida, o gelo se evapora na atmosfera seca, aumentando a profundidade da fissura. Conforme essa "caverna de gelo" cresce, material livre de gelo perto da superficie vai para dentro da caverna, formando os buracos que vemos aqui.
Tradução: Murilo Marchiori
número:
ESP_017103_2255data de aquisição: 21 março 2010
altitude: 300 km
https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_017103_2255
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português
twitter •
tumblr •
vínculo