HiPOD 18 março 2022
Dunas descongelando na região da Cratera Richardson

Dunas descongelando na região da Cratera Richardson
Essa imagem mostra uma parte das dunas que se encontram na Cratera Richardson, uma cratera de 55 quilômetros de diâmetro que existe na região polar sul de Marte, e alvo frequente da câmera de HiRISE.

Durante o outono e inverno astral, essas dunas são cobertas por uma capa de gelo e dióxido de carbono, que passa de sólido a gás e vai para a atmosfera quando a temperatura sobe na primavera e no verão.

Essa imagem de cor melhorada mostra o limite entre as dunas que têm sua maior parte coberta com gelo e as dunas que estão mais derretidas. A cor das dunas em Marte pode mudar muito seguindo a estação. O gelo tende a ser muito mais claro nas imagens de HiRISE, sobretudo quando se usa um filtro verde-azul, mas a areia da duna na verdade é bem escura.

As listras e os pontos de cor escura sobre as partes cobertas de gelo representam as zonas que estão em processo de degelo. Em algumas zonas, o gelo sublimou. Em outras, uma pequena avalanche de areia ou pó pode ter caído sobre o gelo. Algumas dessas manchas podem ser também lugares onde o gelo tem um tamanho mais grosso, o que o faz relativamente transparente, permitindo-nos ver a areia que existe logo embaixo. Conforme a primavera vai se transformando em verão no hemisfério sul de marte, essas dunas vão se tornando cada vez mais escuras e de uma tonalidade mais avermelhada aos olhos de HiRISE.

As dunas das regiões polares de Marte são estudadas tanto pelos cientistas que estão interessados nos efeitos do ciclo de congelamento e fusão, como por aqueles que esperam que o gelo desapareça para estudarem as próprias dunas.

Tradução: Murilo Marchiori

número: ESP_012774_1080
data de aquisição: 17 abril 2009
altitude: 250 km

https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_012774_1080
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português

Diâmetro da imagem: menos de 5 km (preto e branco) e menos de 1 km (cores reforçadas)