HiPOD 17 março 2022
Dunas e ondulações na Cratera Proctor

Dunas e ondulações na Cratera Proctor
Esta imagem do HiRISE mostra duas distintas classes de leitos eólicos dentro da cratera Proctor. Cadeias relativamente brilhantes e pequenas formam essas ondulações. A partir de estudos feitos na Terra, e exames minuciosos feitos pelas sondas em solo marciano, nós sabemos que essas ondulações são compostas de areia fina – menos de 200 mícrons de diâmetro – ou grãos e outros fragmentos mais grossos.

As formações maiores e mais escuras são dunas compostas por areia, provavelmente na sua constituição mais leve. As ondulações costumam se formar mais devagar do que as dunas, em si, e por causa disso, com o passar do tempo, elas ficam cobertas de poeira, logo, o tom brilhante visível aqui se dá provavelmente em função disto. As dunas têm esse aspecto negro provavelmente porque elas são compostas por areia basáltica – derivadas daquelas escuras rochas vulcânicas – que é, por sua vez, soprada com tanta intensidade que a adaptação e alteração na tonalidade da sua coloração não é um processo simples de ser alcançado.

Esta área na Cratera Proctor têm sido observado por HiRISE para que se possa monitorar qualquer alteração que o tempo possa causar.

Tradução: Davi Gonçalves

número: ESP_011909_1320
data de aquisição: 09 fevereiro 2009
altitude: 253 km

https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_011909_1320
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português

Diâmetro da imagem: menos de 5 km (preto e branco) e menos de 1 km (cores reforçadas)