Esta imagem de HiRISE mostra uma fossa em colapso na região de Tractus Fossae, onde existem tanto altos picos quanto extensas depressões criadas pela atividade tectônica.
Estas fossas surgem nos declives do vulcão Tharsis, uma ampla região de altas atividades vulcânicas que inclue três grandes deles; Ascraeus Mons, Pavonis Mons e Arsia Mons.
A “cova” que se vê nesta imagem possui paredes bastante íngremes, e, portanto, apenas um estreito arco parece iluminado pela luz do sol, o resto dela é, aqui, apenas uma sobra escura. Entretanto,
uma versão ampliada da imagem mostra detalhes do solo da cova, em função dos poucos raios solares que a iluminaram e que foram parcialmente recuperados.
Colapsos semelhantes de outros tipos de fossas podem ser observados aonde existem escavações subterrâneas, como aquelas feitas naturalmente por diques recheados por magma. Paredes pendendo nestes lugares são uma característica recorrente, ainda que neste caso específico estas paredes se mostrem numa condição praticamente vertical. Aspectos semelhantes são também encontrados na terra; A garganta do diabo, no Havaí, é um dos exemplos. Outros destes exemplos em Marte foram evidenciados por imagens deste tipo.
Tradução: Davi Gonçalves
número:
ESP_011386_2065data de aquisição: 30 dezembro 2008
altitude: 280 km
https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_011386_2065
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português
twitter •
tumblr •
vínculo