HiPOD 09 agosto 2022
Estratificação no Ganges Chasma

Estratificação no Ganges Chasma
Através desta imagem podemos constatar o contato geológico do Ganges Chasma com as planícies que o circundam. O Ganges Chasma é uma das várias depressões que compõem o vasto Valles Marineris em Marte.

As encostas superiores das paredes do Ganges Chasma possuem uma estratificação com um aspeto escuro, áspero e em blocos, que coincide com fluxos de lava que se julga terem criado as planícies à volta do Valles Marineris. Nas planícies para lá do Ganges encontra-se um depósito fora do normal com uma aparência reluzente e que se encontra em erosão desde as paredes do Ganges, revelando um depósito com uma fraca resistência à erosão resultante do vento, ao contrário das camadas por debaixo dos fluxos de lava.

Este depósito reluzente encontra-se, derivado a um processo eólico, coberto por um manto de poeira e destroços, todavia ao longo das encostas, a erosão tornou visível uma superfície mais recente, onde se pode observar camadas estratificadas mais lisas e brilhantes do que a estratificação presente por debaixo dos fluxos de lava. Estas camadas presentes neste depósito são interpretadas por alguns cientistas como sendo sedimentos trazidos pelo fluxo da água de um canal localizado a oeste, ou com origem numa intensa atividade vulcânica ou eólica do qual também conseguem reproduzir esta fina estratificação.

Tradução: Carlos Teixeira

número: ESP_011292_1720
data de aquisição: 23 dezembro 2008
altitude: 266 km

https://uahirise.org/hipod/pt/ESP_011292_1720
NASA/JPL-Caltech/UArizona
#Marte #NASA #ciência #português

Diâmetro da imagem: menos de 5 km (preto e branco) e menos de 1 km (cores reforçadas)